mesmo sem me pedires

Necas, mesmo sem me pedires
aí vai uma nova colaboração
Depois diz o que sentires
por esta minha intromissão.

Não me chames de abusado
Tu que és Soba de Maconge
mas deixa que faça o meu bocado,
isto é um "mal" que vem de longe.

De longe vem também baterem palmas.
Quando aprenderá a amiga malta
O Fado de Coimbra só quer as almas
dos que o ouvem. As palmas não fazem falta.

Esta malta tão fixe só tem este senão
Bebem tão bem, comem ainda melhor
se aprendessem as regras seria melhor.
Falam muito, há barulho e confusão.

Obrigam a que, a cada momento, se peça
mais silêncio e mais ordem e contenção
Nem atoque de chocalho, por mal que pareça
mantêm-se na mesma, continua a confusão.

Não há que iludir, o tempo que já vai bem longe
em que bastava tocar a choca e tudo se calava
Sem ordem e sem respeito, para onde irá Maconge?
Ai, se eu fosse Soba, que cargas de porrada eu dava.

Para nós é um escape estas ceias com comum amigos
enche-nos a alma de alegria ao recordar a tradição
mas a continuarmos assim, mais que ceias são castigos
e, tenho pena, é muito difícil para mim, aguento não.