Peripécias da Juventude

Fui até ao Cristo-Rei
Com a tua prima Irene
O que ela me fez não sei...
Mas ligou-me a sirene.

Lá na Senhora do Monte
Brincava com a Armanda
Atirou-me para fonte
Deixou-me de cara à banda.

Fui com ela p'rós Barracões
Numa noite de lua cheia,
Depois de beijos e apalpões...
Saí de lá sem uma meia.

Na Mapunda havia farras
Até alta madrugada
Se a garota mais agarras
Vais p'rá rua à chapada.

Levei a tua prima Micas
P'rós lados da Tundavala
Na caça estavam os Farricas
Acertaram-me com uma bala.

Lá p'rós lados da Humpata
Vivia uma linda menina
Atirou-me com uma batata
Quando toquei concertina.

Certa vez lá na Palanca
Fui dançar estilo yé-yé
Apanhei com uma tranca
Saí de lá coxo d'um pé.

Nos bailes da Chibia
O pai estava sempre atento
Se a garota p'ra ti se ria
Marcava-se o casamento.

Foi à sombra do Bambu
Que um beijo eu lhe pedi
Mandou-me apanhar no (...)
Mas eu não lhe obedeci.

Fizemos uma serenata
À prima do bispo Eurico
Atirou-nos uma lata
Mais a água do penico.

Com uns copos bem bebidos
Naquela noite de luar
À tua prima pedi cupidos,
Mandou-me ir bugiar.

Fecho aqui as recordações
Das terras da nossa infância,
Se aceleram os corações...
Vamos todos de ambulância!